Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Cobrança judicial de condomínio

Saiba como funciona a cobrança judicial do condômino inadimplente

Publicado por WRG Advogados
há 4 anos

Quando um condômino atrasa o pagamento da taxa condominial, geralmente o síndico poderá conceder um prazo de 30 dias para que este regularize a dívida. Além do valor da taxa, é necessário pagar uma multa de 2% + juros de 1% ao mês e mais a correção pela inflação do período atrasado.

A inadimplência acaba se tornando um grande problema para o condomínio pois os outros moradores terão que de arcar com custos a mais por causa da negligência de um condômino, dessa forma o síndico deverá agir rápido com essa questão promovendo, se necessário, a cobrança judicial de condomínio.

Segundo o advogado Dr. Wilson Roberto Gomes, especialista em direito condominial, antes da vigência da lei 13.105/15, fazer uma cobrança judicial de condomínio significava lidar com um processo longo que poderia se arrastar por anos, levando décadas para o condomínio receber o seu crédito.

Com a vigência do novo Código de Processo Civil, ficou mais célere a cobrança judicial do condômino inadimplente, pois esta poderá ser realizada diretamente através de uma ação de execução, onde o executado será citado para saldar a dívida em até três dias, podendo ter inclusive o imóvel penhorado e leiloado caso a divida não seja quitada.

Para promover a ação, o síndico deverá juntar todos os recibos em atraso, atas do condomínio e procurar um advogado especialista para ajuizar a demanda.

WRG Sociedade de Advogados

  • Sobre o autorAdvogados em São Paulo
  • Publicações6
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações74
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cobranca-judicial-de-condominio/798289153

Informações relacionadas

Forlin Advogados, Advogado
Notíciashá 5 anos

Divida de condomínio

Maytê Portilho, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Tutela antecipada de urgência antecedente

BKS Advogadas, Advogado
Notíciashá 8 anos

Diferença entre juros e multa sobre taxas de condomínio

Gevaerd e Benites Advogados, Advogado
Notíciashá 4 anos

Ação de execução para cobrança de crédito

Ismaile André Polvero, Advogado
Artigoshá 5 anos

Taxa de condomínio existe limite aos juros e multas?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)